Candeias Bahia

Este é o único e completo blog da cidade de Candeias Bahia, a terra do petróleo, dos morros e do comércio; Nesse conteúdo você vai conhecer a cultura, história e pontos turísticos da cidade, sem contar também que o alvo dessa página é fazer com que os candeienses e visitantes desse blog meditem sobre o meio ambiente e como cuidar da natureza.
A Palavra candeias é o plural de candeia, que quer dizer: candeeiro de óleo ou de cera; É Uma lâmpada formada por um recipiente de barro ou de folha, munida de um bico pelo qual passa a extremidade de um pavio, que se enche de óleo para queimar; Esta é a razão pela qual chamamos a cidade de Candeias de cidade das luzes, mas segundo o historiador de nossa cidade, o Professor Jair Cardoso, o nome da nossa cidade foi devido à presença em abundância de madeira por nome candeia, a qual era usada pelos religiosos que moravam próximo ao Rio São Paulinho para fazer tochas em caminhada à igreja matriz da cidade; A cidade é de topografia irregular, estilo favela e com morros e ladeiras; Candeias possui uma população de mais ou menos 80.000 habitantes, numa área de 265,555 km². Fica a beira da BR 324 e se liga com a mesma pela BA-522, Há 40KM de Salvador. A População é de maioria afro-descendente e o motivo você vai saber logo a seguir. Agora vamos falar um pouco da história do município:
Tudo começou no século XVI, a partir das terras de Caboto, quando o lugar foi tomado pelos portugueses, dando assim origem às histórias dos engenhos de Freguesia e Matoim, engenhos esses responsáveis pelo crescimento populacional da cidade, com o aparecimento do ciclo da cana-de-açúcar, onde Caboto foi um dos primeiros lugares do Brasil na produção da economia açucareira, quando vários escravos foram trazidos da África para a região de Candeias pelos portugueses, às terras de Caboto, e assim, foram eles explorados nessa mão-de-obra, produzindo a substância que era comercializada e vendida a vários comerciantes, não somente da Bahia, mas de várias partes do país e do mundo, principalmente no mercado Europeu, fazendo de Candeias um lugar conhecido nacionalmente devido a esse tipo de trabalho.
O Centro da cidade de Candeias teve origem a partir de um dos engenhos pertencente aos portugueses, o Engenho Pitanga, que estava localizado próximo à igreja matriz, e em 1720 sob a direção de alguns líderes religiosos, produzia o melhor açúcar da Bahia, exportando assim o produto ao país de Portugal. Surgem assim, as primeiras ruas da cidade, sendo elas: Largo da Igreja, Rua dos Milagres, Rua Direita, Rua do Birreiro, Rua do Tamarindo, Largo da Feira e Rua da Estação. Nos dias de Hoje, essas ruas encontram-se renomeadas, mas não citarei os nomes atuais das mesmas nesse parágrafo.
Em 14 de Agosto de 1958, Candeias foi denominada cidade com a emancipação política, separando-se assim das terras de Salvador, de onde o município era subúrbio, e o que colaborou mais para Candeias tornar-se cidade foi a descoberta do petróleo em 1941, onde o município passou a ser mais valorizado e mais ainda conhecido, o que antes disso no ano de 1939, no bairro do lobato, em Salvador, os moradores usavam uma lama preta para ascender as suas lamparinas, chegando assim ao conhecimento de algumas autoridades, que desceram imediatamente para conferir se essa lama preta era o ouro negro, o petróleo, e ao se confirmar que era o petróleo mediante as pesquisas laboratoriais, tentaram extrair em grande quantidade, mas não teve sucesso, e a mesma sonda que puxou o petróleo no bairro do Lobato descia para Candeias no ano de 1941, onde perfurou um poço na fazenda São Paulinho e foi de onde jorrou o valioso petróleo, formando assim o poço C-1, em Candeias, primeiro produtor comercial de petróleo em território brasileiro; A Fazenda São Paulinho era de propriedade do Coronel José Barbosa de Ferreira que atuou na cidade de Candeias como vereador, e seus filhos Ubaldo e Egberto de Carvalho ferreira formaram a idéia de emancipação política do município, assim, tomaram posse dessa liderança e anos depois Egberto e Ubaldo foram eleitos prefeitos da cidade de Candeias, logo após o primeiro prefeito Francisco Gualberto Dantas Fontes, e com isso, começou assim, a história da política de Candeias. Após o poço C-1, foram localizados muito mais poços de petróleo na região deixando assim a cidade de Candeias conhecida Como terra do petróleo, dando assim, origem à Refinaria Landulpho Alves, que fica próximo a Candeias fazendo parte da cidade de São Francisco do Conde.
Depois da descoberta do petróleo, Candeias veio se desenvolvendo ainda mais com a implantação de várias fábricas e portos, a exemplo do Porto de Aratu, que é responsável por 60% de toda a carga movimentada em modal marítimo na Bahia, e também o Porto da Ford, que é o primeiro porto do mundo pertencente a Ford construído pelo governo da Bahia e é a primeira vez na história que a montadora tem um porto próprio.
Na Cidade de Candeias o comércio vem sempre crescendo como sempre, mas nesses últimos tempos, nos anos de 2009 e 2010, com o desemprego, por incrível que pareça, alguns moradores da cidade tem se deslocado para outros estados em busca de trabalho, tornando assim o comércio um pouco mais fraco, mas com isso ainda movimentado, mediante aos distritos existentes na cidade e as outras regiões vizinhas como: São Sebastião do Passé, São Francisco do Conde, Madre de Deus e outras, que escolhem o comércio da nossa cidade como prioridade por ficar mais próximo do que a região de Salvador. Hoje em 2011, o município arrecada como renda mensal de 15 a 20 milhões, sendo isso resultado do petróleo, comércio, impostos e outros.
São estes alguns bairros e distritos de Candeias: Dom Avelar, Nova Candeias, Sarandí, Santo Antonio, Centro, Malembá, Pitanga, Nova Brasília, Maria Quitéria, Mamão, Caboto, Passé, Caroba, Pasto de Fora, Menino Jesus, Malembá de Baixo, Urbis I, Urbis II, Pindoba, Santa Clara, Areias, Massuím, Cedro, Madeira, e outros mais.
Como chegar a Candeias: Metropolitana de Salvador. Salvador (S), São Francisco do Conde (N), Simões Filho (L) e Madre de Deus (O). Sair de Salvador pela BR-324 em direção à Feira de Santana e seguir por 32 km até o entroncamento com a BA-522. A partir daí, mais 10 km até a cidade de Candeias.
Vale lembrar que, os pontos turísticos da cidade não se encontram no centro ou em bairros próximos, mas sim na redondeza da cidade, ou seja, nos distritos e partes mais afastadas, no centro você só irá encontrar comércio e movimento intenso de carros e motos.
Conheça também os prefeitos que governaram Candeias em ordem: Dr. Francisco Gualberto Dantas Fontes, Egberto de Carvalho Ferreira, Antonio Patterson de Melo Pereira, Alfredo da Silva serra, Dr. José Inaldo de Oliveira, Dr. Matheus Fainstein, Dr. Celino Gomes da Silva, David dos Santos Caldeira, Eliodoro de Jesus, David dos Santos Caldeira (Eleito Novamente), Maria Angélica Juvenal Maia de Queiroz, Antonia Magalhães da Cruz (em seguida Reeleita), Maria Célia de Jesus Magalhães Ramos, Maria Angélica Juvenal Maia de Queiroz (Atual Prefeita e eleita mais uma vez).
Visualize Todos Os Arquivos Desse Blog Clicando Aqui

48 comentários:

  1. rsrs, mas aqui em Candeias também tem Casas Bahia, é só vc vir aqui dá uma olhadinha nas promoções. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. por favor me procure no facebook meu nome é LISIANE R KUHN estou a procura dos familiares de um amigo que veio de Candeias para o RS a anos e perdeu o contato e gostaria de reestabelecer ou até mesmo um reencontro. Acredito que eles ainda moram ai em Candeias é o IVANILDO LEITE DA SILVA e a EDINALDA LEITE DA SILVA, são os filhos do meu amigo

      Excluir
  2. Parabéns pelas fotos pois é uma cidade linda, mas no entanto estou procurando por informções a respeito dos irmãos da minha mãe, as únicas informações tenho são os nomes deles que são Domiciano Pinto da Silva Filho e Antonio Pinto da Silva, pelo que eu sei podem ser moradores ou ter famílias que residem ai na sua cidade, se por um acaso você tiver algum tipo de informção vou ficar muitíssima agradecida, caso precise do nome da mãe deles é Erondina Izabel dos Santos, eles nasceram na cidade de Jequié, mais uma vez agradeço a oportunidade e que Deus te abençoe grandemente e a sua família também.

    ResponderExcluir
  3. Amiga, obrigado pelo elogio, mas não é tão linda não, rsrs, a não ser as beiradas da cidade, essa sim, mas se acaso eu encontrar qualquer um de seus amigos aqui na cidade entro em contato com vc, ok? Boa sorte!

    ResponderExcluir
  4. Oi Gilmar!

    Passei para das as boas vindas da UBE via blog. Deus abençoe seu trabalho por aqui.

    Felicidades!

    ResponderExcluir
  5. Gilmar,

    Gostaríamos de fazer parceria com você, indique nosso blog que nós vamos indicar o seu blog sobre Candeias.

    Aguardo reposta! Contato pelo email: ilhabonja@gmail.com

    Att.,
    Felipe Sant'Anna

    ResponderExcluir
  6. o seu site é mto bom
    parabéns
    abraços
    continue!
    marcus fuckner

    ResponderExcluir
  7. OI GILMAR , MUITO BONITO SEU TRABALHO PARABENS..
    MORO EM CANDEIAS HA 2 ANOS CONHEÇO UM POUCO , MAS CONFESSO QUE TEM MUINTAS INFORMAÇÃOE Q/ NÃO CONHECEMOS........SEMPRE Q/ POSSIVEL GOSTARIA SIM DE RECEBER INFORMAÇÕES DA CIDADE , DO TURISMO DA REGIÃO . EDNAA90@HOTMAIL.COM.FICA COM DESU E MUIT SUCESSOS.

    ResponderExcluir
  8. Gosteei ! Realmente a sede da cidade não é providade muitas belezas, mas nas redondezas tem mesmo, seu blog me ajudou muito Gilmar, Valeu.

    ResponderExcluir
  9. Vagas de Emprego na Cidade de Candeias...

    ResponderExcluir
  10. Olá Gilmar,parabens pelo trabalho seu blog muito interesante vc, é a cultura de candeias que os politicos não querem mas vc retrata toda beleza do municipio. Vendo essas fotos fiz uma viagem no tempo pricipalmente a do topete, qquando menino atravesei muito pela mugunga para pegar camarão hoje, não pode mas que tristeza.Continue com esse trabalho brother.um abraço do garotinho de Pasé jota Britto

    ResponderExcluir
  11. É Amigo, realmente nem os políticos da cidade valorizam o nosso município, somente um simples morador como eu resolvi homenagear a minha cidade; Vi que vc é bastante conhecedor do município e pelo jeito vc deve ter morado em Passé ou Caboto pra conhecer o Topete e ter dado altos passeios tem de conhecer a área mesmo, ou talvez eu esteja enganado, rsrs, eu memso moro no centro de Candeias mas conheço quase toda a redondeza da cidade.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pela iniciativa! As informações do seu blog sobre o município de Candeais são importantes para a memória da sua sociedade. Estamos organizando uma exposição na Biblioteca Pública Prof° Magalhães Neto e gostariamos de disponibilizar seu trabalho. O que acha?

    ResponderExcluir
  13. Olá Gilmar,é muito bom saber que você visita meu blog,eu já estou visitando o seu tambem. A musica anterior é de 1984 do grupo The Temptations( MY LOVE IS TRUE , TRULY FOR YOU )um grande abraço,DEUS te abençoe.

    ResponderExcluir
  14. oi gente, achei fantastico este blog. Queria deixar o meu blog para vocês visitarem.

    candeiasnoticias.blogspot.com

    é um blog de noticias de ultimas horas sobre candeias...

    ResponderExcluir
  15. Maravilhoso seu trabalho Gilmar. Parabéns.

    ResponderExcluir
  16. Gilmar eu sou dono do blog que vc visitou Candeiasnoticias.blogspot.com. Obrigado por ir ao meu blog, imagine só, um blogueiro que todo candeiense conhece, visitando um blog de uma criança. Que sorte minha!

    ResponderExcluir
  17. Oi Amigo eu quem me sinto feliz em vc me visitar. Fique à vontade, ok?

    ResponderExcluir
  18. Gilmar, seu trabalho é muito importante para a memória da sua cidade. Entrei procurando informações básicas e encontrei bem mais. Parabéns mesmo. Suas informações servirão como ponto de partida em uma apuração que estamos fazendo para uma expedição que sai de Minas Gerais e visita vários patrimônios no Brasil (www.expedicaocultural.com.br) Obrigada. Bianca

    ResponderExcluir
  19. Gostaria de saber como faço para chegar a Candeias
    de trem.....Obrigada! Estando em Salvador claro!

    ResponderExcluir
  20. Estou de viagem marcada a Salvador ....E gostaria de visitar a cidade...Alguém pode me dizer como faço para ir de trem a Candeias???

    ResponderExcluir
  21. Amigo ou amiga, o trem que passa em Candeias não transporta pessoas e sim, produtos químicos, ok?

    ResponderExcluir
  22. adorei esse blog.foi bom conhecer a história de candeias q antes ñ conhecia o valor q ela tem. esta de parabéns!!!

    ResponderExcluir
  23. Nobre, Gilmar infelizmente nossa cidade não tem dado sorte com os gestores municipais, as mulheres são mais sensiveis e responsaveis só que em candeias nos ultimos 20 anos vem sendo administrada por mulheres e não tem dado muito bem não. porque a primeira que criou a segunda que enrolou a primeira a segunda que criou a terceira que traiu a segunda e deu margem a primeira volta em resumo tá tudo igual,primeira, segunda terceira. chega. valdo.historia@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  24. ai gilmar parabens pelo blog
    quero falar com vc
    vc sumiu cara
    arbc hilton

    ResponderExcluir
  25. Obrigado a todos que comentam sobre este blog.

    ResponderExcluir
  26. Parabéns mais faltou uma foto da fonte dos milagres

    ResponderExcluir
  27. BOM GOSTEI DA SUA INICIATIVA E SEU AMOR PELA SUA TERRA, TEMOS QUE VALORIZAR NOSSA HISTORIA... MAS ACHO QUE VC DEVERIA MOSTRAR TAMBÉM A CIDADE COMO ELA É HOJE, CRIA UM ÁLBUM DE FOTOS DA CIDADE E SUA GENTE. VALEU.

    ResponderExcluir
  28. Olá Gilmar, sou morador do municipio de Candeias e gostaria inicialmente de lhe parabenizar pelo excelente trabalho com o seu blog, curtir de maneira especial a postagem sobre o Malembá o melhor bairro de Candeias, e queria solicitar que vocÊ postasse as bandeira de Candeias, pois em nenhum site da internet é possivel encontra-lo.

    ResponderExcluir
  29. Oi Amigo, obrigado também pela visita ao meu blog, verei como postar as bandeiras da cidade aqui no blog, inclusive estou querendo mudar um pouco a cara dessa página, pois faz tempo que a aparência é a mesma.

    ResponderExcluir
  30. Agora tem Magazine Luiza em Candeias.

    ResponderExcluir
  31. ola gilmar meu nome claudio, me amarrei no teu blog gostei muito das informaçoes, eu nascir em candeias mais moro no rio de janeiro a 30 anos. gostaria de continuar visitando sua pagina para outras informa
    çoes desta nossa linda cidade. valeu.

    ResponderExcluir
  32. Oi Cláudio, que bom que vc gostou da página, olha, no momento não estou tendo tempo para atualizara página pelo fato de eu estar morando em Porto de Galinhas já faz um ano, mas assim que eu puder atualizar, farei isso sim com maior prazer. Um abraço amigo!

    ResponderExcluir
  33. qual e o nome das empresa que vai atuan na contruicao da termoeletrica fala o nome das empresa

    ResponderExcluir
  34. Oi Gilmar,
    Sou de Candeias e inclusive trabalhei com você no posto de combustível daí, não quero falar o nome para não fazer propaganda de graça... rsrsrsrsrsrsrs
    Parabéns pelo blog, maravilhoso, estou até fazendo um trabalho da Faculdade sobre a cidade que nasci, candeias é claro, achei o seu blog e fiquei animada pois tem bastante conteúdo.

    Parabéns mesmo.
    Um abraço
    Silvia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga Silvia, realmente vc deve ter trabalhado comigo no Posto Garoupa em Candeias porque realmente trabalhei lá, talvez não lembre eu do teu nome mas de tua aparência com certeza não esqueci. Abraços!

      Excluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. Noticias de Candeias13 de abril de 2012 17:58

    Por volta das 21:30 de hoje (11) uma tragédia aconteceu em Candeias, debaixo do Viaduto da Nova Brasília. Depois de não parar em uma blitz no bairro Santo Antônio, 5 marginais (Genivaldo do Rosário de Jesus (30), Paulo Henrique do Rosário (19), Vanderlei Souza dos Santos (19), Magno Rodrigues (22) e Luan Santos), em um Astra prata foram perseguidos por policiais, atropelaram uma mulher e depois perderam o controle do carro e colidiram nas pilastras do viaduto. Todos os ocupantes do veículo morreram no local.
    Os policiais apreenderam uma arma calibre 32 e de acordo com eles os bandidos não eram de Candeias, mas estavam agindo na cidade. A placa do veículo Astra prata dirigido pelos bandidos era JRX 6329.
    De acordo com a médica do SAMU a situação da mulher atropelada é estável, com pequenas lesões e uma suspeita de lesão do maxilar.

    ResponderExcluir
  37. gostei muito desse blog minha professora de historia me deu 3,0 no trabalho sobre candeias que ela passou nesse blog tem muitas informações .Gostei Muito!

    ResponderExcluir
  38. Olá Companheiro(a)?

    Tenho um ótimo CONVITE para você:

    A POLISHOP OFERECE A VOCÊ A OPORTUNIDADE DE ALCANÇAR SEUS OBJETIVOS E CONQUISTAR UMA ÓTIMA QUALIDADE DE VIDA!

    Algum dia você pensou em ter uma REDE DE LOJAS, e da POLISHOP?
    Comece agora a construir o seu grande negócio e conquistar a sua Independência Financeira com qualidade de vida.

    VEJA COMO ADQUIRIR A SUA LOJA VIRTUAL POLISHOP
    Acesse, agora:

    http://sistemawinner.com.br/raymara

    http://polishop.com.vc/raymara

    Qualquer dúvida, fico a sua disposição!
    Apresentação POLISHOP:
    http://youtu.be/mDJ6canPft8

    Ps.: Por favor, confirme o recebimento desta mensagem.
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  39. May I just say what a relief to uncover somebody that truly understands what they are talking about
    on the net. You actually realize how to bring an issue
    to light and make it important. A lot more people ought to look at this and understand this side of your
    story. I can't believe you're not more popular given that you certainly have the gift.
    Here is my blog post :: payday loan no faxing

    ResponderExcluir
  40. Bom dia, Gilmar.
    Você poderia me informar onde encontro os telefones dos Vereadores de Candeias? Preciso fazer contato e não acho no site da Prefeitura de Candeias.

    Desde já, eu agradeço.

    Lise

    ResponderExcluir
  41. Eu to procura QUEM FOI OS PRIMEIROS HABITANTES DE CANDEIAS PRECISO FAZER UM TRABALHO DE ESCOLA SE ME AJUDA EU AGRADEÇO...

    ResponderExcluir