Tempo de Decomposição do Lixo No Meio Ambiente

Time decomposition of waste in the environment - O Mar, Por Exemplo, é um Meio Ambiente.
Anualmente, bilhões de toneladas de lixo são produzidas em todo o mundo, e boa parte deste vai direta ou indiretamente parar nos mares.
Uma vez no ambiente marinho, o lixo pode causar doenças e até a morte dos animais marinhos, bem como penetrar na cadeia alimentar, vindo a envenenar o próprio ser humano.
Segundo o Projeto Tamar-IBAMA, é comum a ocorrência de tartarugas mortas por asfixia ao ingerirem sacos plásticos, que são confundidos com itens de sua cadeia alimentar, como águas-vivas ou algas.
Outra conseqüência funesta produzida pelo acúmulo de lixo nos mares e praias é o prejuízo causado pela fuga dos turistas das praias poluídas.
O lixo que produzimos diariamente, seja o lixo urbano, industrial, etc., pode ser sólido, gasoso ou líquidos e ainda orgânico, biodegradável ou inorgânico. Boa parte de nosso lixo doméstico é orgânico, ou seja, tem origem vegetal ou animal, pois são compostos de restos dos alimentos, de folhas, etc. O lixo orgânico diferentemente dos outros tipos de resíduos tem uma maior capacidade de se decompor, o que não significa que não seja igualmente poluente. Mesmo o lixo orgânico quando depositado de forma inadequada pode ser altamente poluente do ar, do solo e da água, além de propiciar o desenvolvimento de bactérias e outros organismos transmissores de doenças. O lixo orgânico e o lixo biodegradável tem a capacidade de se decompor mais facilmente enquanto o lixo inorgânico quando jogado na natureza pode levar milênios até se decompor, reforçando assim a importância da coleta seletiva do lixo reciclável.

A tabela de tempo de decomposição de materiais é um poderoso instrumento de sensibilização que, invariavelmente, faz
as pessoas pensarem na sua responsabilidade individual com relação ao lixo. Há porém, muita variação da informação .
Isso se deve ao fato de que o tempo de decomposição deverá variar de acordo com as condições do solo ou ambiente em
que os materiais foram descartados.
Materiais descartados na água do mar, que tem condições de acidez, oxidação, entre outras que são próprias do mar, vão afetar o material de uma forma totalmente diferente do descarte dos mesmos materiais no solo.
De qualquer forma, dados como estes são implacáveis quanto a seguinte verdade: o lixo não acaba no lixo! Ele continua existindo depois que o jogamos na lixeira. Portanto é de extrema necessidade verificarmos todas as possibilidades de reintroduzí-lo na cadeia produtiva da reciclagem ou de aumentar o seu ciclo de uso e vida.
A natureza gasta uma energia vital para o equilíbrio do planeta nos longos processos de decomposição, assim os processos de tratamento do lixo como a reciclagem, os aterros sanitários, a incineração e a compostagem são ainda as melhores formas que o homem tem de lidar com o lixo que produz.
Fonte: Aquário de Ubatuba / Cultura
Meio Ambiente é o espaço que rodeia e influencia todos os seres vivos e as coisas em geral. É Um conjunto de realidades ambientais, considerando a diversidade do lugar e a sua complexidade.
Todos tem direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial á saída de qualidade de vida, impondo-se ao poder público e a coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para presentes e futuras gerações.
Na próxima Imagem você irá conhecer a coleta seletiva do lixo, pois cada quadrinho que há nessa imagem, é uma lixeira, e cada cor de uma dessa lixeira, representa um tipo de lixo. Coleta Seletiva é um processo que consiste na separação e recolhimento dos resíduos descartados por empresas e pessoas. Desta forma, os materiais que podem ser reciclados são separados do lixo orgânico (restos de carne, frutas, verduras e outros alimentos). Este último tipo de lixo é descartado em aterros sanitários ou usado para a fabricação de adubos orgânicos. Vejam na imagem abaixo como distribuir corretamente o lixo para reciclagem através de lixeiras com cores, e cada cor representando um tipo de lixo.

À Pedido de muitos leitores veremos agora mais alguns restos que causam mal ao meio ambiente e seu tempo de decomposição: Preservativo - 300 anos, Luvas de lã - 1 ano, Pacote de leite - 3 semanas, Rede de pesca - 600 anos, Casca de Banana - 2 anos, Faldas descartaveis - 200 anos.
A reciclagem do lixo assume um papel fundamental na preservação do meio ambiente, pois, além de diminuir a extração de recursos naturais ela também diminui o acúmulo de resíduos nas áreas urbanas. Os benefícios obtidos são enormes para a sociedade, para a economia do país e para a natureza. Embora não seja possível aproveitar todas as embalagens, a tendência é que tal possibilidade se concretize no futuro.
Na Imagem acima você pode ver o resultado do saco plástico jogado no mar por pessoas que não tem noção dos danos que são causados aos seres da vida marinha.
Visualize Todos Os Arquivos Desse Blog Clicando Aqui

31 comentários:

  1. É um absudo jogar qualquer tipo de lixo na natureza! Milha filha tem apenas 4 anos, e já sabe que o lixo tem que ser jogado no lixo.A goma de mascar, ela tem o maior cuidado p não jogar na natureza, porque tem conciência,p pássaros não comerem, e morrerem asficxiados.Meus parabens a todos que preservam a nossa mãe terra!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado também pela visita e volte sempre.

    ResponderExcluir
  3. fiquei confusa????????????????!!!!!!!!!
    essa tabela é do tempo de decomposição dos materiais no mar ou na terra????????

    ResponderExcluir
  4. visite o meu blog de poesias!!!!
    poesiasgospeis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. nooooooooooooooooooooooossa esse e o melhor seite de reciclagem do mundo

    ResponderExcluir
  6. adorei esse site.ele me ajudou em um trabalho para a escola

    ResponderExcluir
  7. gostei mais acho que falta mais dados,parabéns helaine.

    ResponderExcluir
  8. Gilmar,
    posso utilizar seu material para o meu trabalho??? é um artigo????

    Arthur - Curitiba

    ResponderExcluir
  9. Arthur meu amigo, fique à vontade, na verdade essa fonte não é própria, foi extraída de páginas alheias e postada nesse blog. Um grande abraço meu amigo e obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  10. Texto ótimo para ser trabalhado na semana do Meio Ambiente...

    ResponderExcluir
  11. poxxa adorei me ajudou bastante num trabalho escolar.

    ResponderExcluir
  12. legal gostei do blog

    ResponderExcluir
  13. eu amei este assunto,

    ResponderExcluir
  14. anonimo tu existe se existe mostra a tua cara

    ResponderExcluir
  15. legallllllllllllllllllllllllll

    ResponderExcluir
  16. Gostei bastante do blog, me ajudou bastante em um trabalho para a escola. Parabéns!

    ResponderExcluir
  17. Tambem Gostei muito,Parabéns

    ResponderExcluir
  18. qual é o tempo de decomsição do arroz

    ResponderExcluir
  19. ridiculo odiei isso nao tem nada aver

    ResponderExcluir
  20. qual o templo de decomposição do cimento ?

    ResponderExcluir
  21. flores jogadas no mar para oferenda prejudicam a natureza marinha? ou são decompostas logo?

    ResponderExcluir
  22. preciso com urgência, sobre um assunto que não encontro... RECICLAGEM EM CANDEIAS.

    ResponderExcluir
  23. Gostei muito deste site achei muito interessante, me ajudou na minha especialidade de reciclagem! Obrigado pela ajuda !

    ResponderExcluir
  24. O tempo de decomposição dos resíduos no mar duram mais ou menos, do que os resíduos na terra?

    ResponderExcluir
  25. parabéns pelo texto !!!!!

    ResponderExcluir