Bairro Malembá



O bairro Malembá teve sua origem a partir de uma fazenda que existia no bairro no ano de 1856 por nome de "Fazenda Malumbá" que, nas primeiras décadas do século XX, pertencia a Laurentino Nolasco da Cruz, onde o mesmo vendeu essa fazenda no ano de 1927 para José Teodoro da Costa. Em 1950 a fazenda foi desapropriada pela Petrobras, que encontrou petróleo próximo à Rua José Xavier, rua principal do bairro e, hoje, quem não conhece a Rua do Poço!? Acho que muita gente já ouviu falar, pois foi esse o nome que recebeu devido ao poço de petróleo encontrado no lugar, o poço C-14. Fonte Baseada no livro: Candeias, história da terra do petróleo.
Após as atividades do poço C-14 serem encerradas, moradores do bairro passaram a ocupar a área a utilizando como campo de futebol, onde ali praticavam diversos esportes e, com o passar dos anos, a Petrobras resolveu leiloar esse terreno que, por fim, nesse evento ocorrido, a Igreja Assembléia de Deus tomou posse da área que hoje funciona em lugar desse campo de petróleo um imenso e lindo templo Evangélico. 
Somente em 1970, deu-se início ao processo de loteamento dos terrenos da fazenda Malembá, iniciando-se pela Quadra 1, onde hoje chamamos de Praça Milton Bulcão, a qual você ver na primeira fotografia, sendo a praça mais arborizada da cidade, e o bairro é um dos bairros mais frequentado de Candeias, o bairro do Malembá é composto de belos panoramas por ficar na parte mais alta da cidade, avistamos a Baía de Todos-Os-Santos, ilha de Itaparica, distritos de Passé, Caroba, Porto de Aratu, Refinaria Landulpho Alves, Madre de Deus e outros municípios e ilhas; sem contar com o lindo pôr de sol em épocas dos meses de Setembro, Outubro e Novembro.
Na imagem acima, uma Bela paisagem do areal com vista pra Baía de todos-os-santos, e nesse mesmo areal em tempos de chuva, forma-se grandes poças de águas límpidas, e que dessas mesmas águas servia para alimentava a existência do Rio do Velho, onde muitos na infância já se divertiram por aqui.  Hoje, a mata do local encontra-se ameaçada de extinção por excesso de queimadas e desmatamentos, e, esse processo de desmatamento e queimada constantes deu-se com mais intensidade  há mais ou menos 10 anos atrás, permanecendo até os dias de hoje numa situação agravante desequilibrando a fauna e a flora no município sem a devida atenção por parte dos órgãos públicos. Hoje, a região carece de um intenso processo de reflorestamento com o intuito também de melhorar a qualidade do ar no município que encontra-se comprometido por indústrias químicas que foram instaladas em seu arredor.                                                                   _
Quer saber sobre os outros bairros de Candeias?

Curta a Nossa Página No Facebook



21 comentários:

  1. ola ja estudei no polivalente,o malemba è um bairro muito bom
    tenho saudades do tempo que morei em candeias!

    ResponderExcluir
  2. morei um tempo na pindoba, la tem uma froresta que estava sendo devastada po ser em uma fazenda

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu, infelizmente acontece isso, as matas vem sendo destruídas e muita das vezes por ganância do ser humano, mas fazer o q né? protestar e esperar que algum orgão responsável tome devidas providências, a não ser se a área tem seu dono mesmo assim é muita falta de conciência.

    ResponderExcluir
  4. olá cara tudo bem? espero que sim.
    sou miqueias milary e tambem moro em candeias
    e tambem tenho um blog. o meu é de moda,e estilo de vida.
    já estou seguindo seu blog,ele é muito bom vc tem talento pro jornalismo.

    ai o endereço do meu blog: www.riscamodel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. EU TENHO UMA IRMÃ QUE MORA NA RUA SÃO BRAZ AI EM MALEMBÁ, DESEJO CONHECER ESSA CIDADE O MAIS RÁPIDO POSSIVEL.

    ResponderExcluir
  6. Já andei muito por este local onde a Banda made in Bahia tirou a foto de seu primeiro LP, pois eu estudava no colegio polivalente e faziamos piquinique por lá,não me lembro muito mas acho que a caminho era pela rua que vai para a sede do INSS.
    Saudades eu sai do Sarandi andando e ia para o Malembá, Areia "Escola Julita Viana".

    ResponderExcluir
  7. oi sou morador do bairro do malemba me chamo edclei e moro na rua do poço nunca ia paassar pela minha cabeça que minha rua passou por tudo isso fikamos orgulhosos obrigado de coraÇão !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu gosto muito do malemba eu morava na ilha de bom jesus dos passos e passei a mora aqui muito bom

      Excluir
    2. Quero conhecer candeias,já fui só que eu era pequena,gosto de um menino chamado Junior que e primo d minha madrasta,queria muito ir ver ele mas d surpresa so q não sei o endereço dele só sei q ele mora perto do malenbá.

      Excluir
  8. cara preciso de mais fotos do meu bairro do meu coraçao morei um ano ai tenho meus familiares ai to co muita saudades faz 13 anos que sai dai quero vê mais fotos por favor

    ResponderExcluir
  9. Já morei em candeias,tem quase 4 anos que me mudei de lá.Mais digo a todos que candeias já foi uma boa cidade pra se morar, mais que hj em dia esta um caos.Adolescentes de drogando,um matanto o outro,esta uma desordem,ta na hr dessa população tentar mudar a cidade..Candeias está tentando ficar pior que Salvador...Moro em salvador à quase 4 anos como disse no inicio so nao citei a cidade,e nao tenho o que falar da cidade,quer dizer,fora os roubos,assassinatos,entre outras coisas,mais sao coisas mininas ao que o povo de candeias estão fazendoo....Eles querem impor respeito mais de forma bruta...

    ResponderExcluir
  10. Fui aluno das primeiras turmas do Polivalente, isso de 1975 á 1978, e digo, com muito orgulho, que fiz um ótimo ginásio, passei porlá , e está tudo mudadop, mas a essência é a mesma!!!!Saudades....Caso alguém possua fotos daquela epóca, favor postar para matar saudades daqueles tempos, (Jussinete, Alfredo, Linda Selma, Aldacy, Lourival, Nilzete, Jaelson, Elizete, Juca, Edilson e muitos outros) por onde andam??
    Sei que alguns já se foram com: (Josefa, a "Kita" e Vera "Pantera").......

    ResponderExcluir
  11. Nossa cidade muito linda... Passei minhas férias aí. i já esatou com saudades

    ResponderExcluir
  12. tenho curso de solda tig e eletrodo revestido nunca trabalhei nessa area e de torneiro mecanico moro em feira quero da um pula ai sera que vou acha alguma coisa ai alguem poderia entrar em contato comigo vou deixa meu gmail é (lulaliveiragmail) tel(75)81038384.

    ResponderExcluir
  13. eu to quendo uma vaga sou testemunha de jeova

    ResponderExcluir
  14. hola bom dia meu nome é ana ramos eu moro no rio de janeiro, e tenho um tio que perde contato faz muitos anos vc pode me ajudar o nome dele , é zé mario ele concerta tv em frete a torre meu 021985211955 atenciosamente

    ResponderExcluir
  15. Você tem talento irmão, obrigado pelas informações. Você curte filosofia? Leu algum autor? Demonstra muita inteligência você Gilmar.

    ResponderExcluir
  16. Obrigado pelas informações.

    ResponderExcluir
  17. Que bom temo milhares de jente que ama está cidade eu sou bahiano e não conheço está cidade de malemba!😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀

    ResponderExcluir