Caboto - O Maior Potencial Turístico de Candeias


Para promover o povoamento das terras do Brasil de forma lucrativa para os portugueses, resolveram-se doar sesmarias, imensos lotes de terras, de tamanhos variáveis.
Em Candeias, a primeira sesmaria foi concedida em Caboto, em 1560, ao português Sebastião Álvares, Homem influente, que ostentava o título de cavalheiro da casa do rei de Portugal.
A região de Caboto foi uma das primeiras da Bahia e do Brasil a assistir ao florescimento da economia açucareira. Foi aqui onde tudo começou, com escravos trazidos da África pelos portugueses, sendo os mesmos eram obrigados a trabalharem nos engenhos de cana-de-açúcar rendendo assim lucro para os seus chefes, e sendo também que os escravos passavam por diversas torturas, a ponto de não suportar e atravessar o canal do rio Caboto a nado quando eram ameaçados pelos brancos, tendo acesso aos arraiais de ilha de Maré, achando assim o esconderijo como refúgio.
O Distrito é herdeiro da antiga freguesia que no passado tinha duas irmandades, uma composta de negros e outra composta de brancos; Caboto é um distrito À beira-mar onde você encontra vários restaurantes e bares que fornecem pratos de frutos do mar como: moqueca de siri, moqueca de peixe, catado de caranguejo, peixe frito, ostra, sarnambi e outros mais. Na atualidade é dos distritos com maior potencial turístico de Candeias.
Caboto é uma vila de pescadores e de pessoas simples onde a maioria deles vivem da pesca, mas a partir dos anos de 1970, com algumas indústrias que se instalaram no local, alguns estão dando prioridades em trabalhar nas mesmas, visando uma melhoria de salário, e pesca para esses, ficou como uma distração, um laser ou renda extra.
No local acontece também diversos eventos como: Etapas de Campeonatos baiano de maratonas aquáticas (Travessias a nado), clube do opala (Apresentações de diversos automóveis opala a passeio), grupos de ciclismos, o fuscaboto (evento promovido pelo clube de fuscas da Bahia) e outros que não citarei nessa postagem. Logo na imagem abaixo, um dos eventos que acontece na região, esse no caso seria uma travessia a nado realizada por atletas da capital.

Gostaria de fazer um apelo às autoridades de nosso município, que cuidem desse lugar, pois está abandonado, principalmente o engenho Caboto, que até casas estão construindo ao lado desse monumento histórico, necessita de ser conservado e não destruído. Vamos acreditar na reforma do engenho freguesia e que não demore muito.
Na próxima Imagem você ver a Bica, a vista lá de cima é bem agradável; aqui é onde o povo do distrito de caboto costuma passar algumas tardes se banhando e de preferência em companhia de alguém; É um lugar bem sossegado e pertinho do museu Wanderley Pinho. O que falta aqui é, que os Prefeitos de Candeias venham moldar esse lugar e tratar dele, pois é um lugar bastante agradável para quem visita e até mesmo quem mora por aqui.

Visualize Todos Os Arquivos Desse Blog Clicando Aqui

59 comentários:

  1. Gilmar...Parabéns, ficou LINDO sim...e como é bom podermos visualizar belezas assim tão inexplicáveis e sabermos que foi o maior ARQUITETO que fez isto tudo,DEUS.
    Ah....e não esqueça o que EU falei, e ainda bem que terei um guia turístico...hihihihih (VOCÊ)

    ResponderExcluir
  2. Conheço esse lugar lindo , passei muitos momentos felizes lá. quero voltar lá outro dia.


    joelma/ jequié.

    ResponderExcluir
  3. É perigoso ou tranquilo? é possível passar o dia em família?

    ResponderExcluir
  4. Amélia, é bom o lugar e sossegado pode ficar tranquila, aproveite também para conhecer o museu e a Prainha da boca do rio que fica próximo a essa Bica e é ainda melhor, no caso da Prainha tem de fretar um barco, ok? Bom Passeio pra vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há risco de assalto? As pessoas são amigáveis? Pois estou planejando em ir com minha família.

      Excluir
  5. queria muito conhecer o lugar mais queria saber de uma pousada baratinha alguem conhece pois queria passar alguns dias obrigado

    Rose araujo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. moro em caboto a mais de 20 anos .. conheci esse lugar maravilhoso e nao pretendo sair daki nunca mais ..

      Excluir
  6. Rose, em Caboto não tem pousada, somente o hotel Barão que é depois da Caroba, mas próximo a Caboto, e no entro de Candeias tem umas duas.

    ResponderExcluir
  7. o luga é lindo, porem gente sem educação e sem noção de meio ambiente deveria ser proibida de frequentar lugar como esse,pois assim nao deixaria sua assinatura...um monte de lixo.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela iniciativa Gilmar. A divulgação da culinaria, praia, belezas naturais, vão proporcionar a implantação de pousadas. prossiga.

    ResponderExcluir
  9. Obrigado! Fico feliz pelas pessoas que valorizam esse trabalho, é sinal de que as pessoas estão gostando do blog, mas se acaso houver críticas também valem pq servem para melhorar mais o conteúdo. Vlw pelo comentário Amigo(a).

    ResponderExcluir
  10. Obrigado pelas mensagens, meus pais são de lá, praticamente toda minha família, o lugar é lindo, aconchegante, a praia calma, ótimo para as crianças. Pena que ainda não temos uma pousada, mas se procurar encontram casas para alugar.

    ResponderExcluir
  11. sou gaúcho de porto alegre e escolhi este lugar pra morar. ja estou aqui a oito meses e cada dia me apaixono mais por caboto. porem as autoridades de candeias deveriam olhar mais para este lugar,pois eu acho caboto a parte mais bonita de candeias, e tambem a mais abandonada,será que a prefeitura de candeias sabe que existe o distrito de caboto ??? tambem gostaria de saber a historia de uma ruina que tem aqui em caboto localizada na rua da coroa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rosangela eu moro em caboto mas n te conheso vc mora onde mesmo ? disculpa pela pergunta mas eh so por curiosidade mesmo

      Excluir
  12. Rosangela, obrigado por deixar o seu comentário aqui no blog. A ruína a quem vc estar se referindo foi um dois engenhos chamado engenho Caboto e logo logo estarei postando algo sobre ele aqui no blog, ok?

    ResponderExcluir
  13. caboto ? ja foi lindo cresci nesse paraiso desde criança, passei 12 anos ai 1982 a 1992, infelismente as industria distruiu, minha terra natal, e creio que vai desaparecer do mapa , mi criei no sitio do picapal amarelo conheço todos os bosque , ou todos buracos que se pode dizer de caboto ! saudades das grandes amizade e das pescaria ,!

    ResponderExcluir
  14. Olhe! rapaz, amei encontar informações com tanta dedicação sobre CABOTO minha terra natal.Aonde pude ter o prazer de viver os meus primeiros 12 anos de idade. Moro em Salvador no momento porem conStantemente estou visitando para matar saudade, e tenho como objetivo o retorno para esse lugar simples mas que me faz muito feliz. OBRIGADA!!!!! E QUE AS AUTORIDADES APRENDAM A OLHAR ESSE PEDAÇO DE CHÃO COM MESMO CARINHO QUE VC TEVE EM ESCREVER ESTE BLOG. Leila Borges filha de Dilú(in-memoria) e Benedita moradores do Barandão.

    ResponderExcluir
  15. Oi Leila, tudo blz? Olha amiga, fico feliz em receber a visita de uma nativa desse lindo lugar, Caboto pra mim é um lugar surpreendente sabe, eu gosto muito, sempre que vou na Boca do Rio tomar um banho de praia sou obrigado a passar por Caboto, amo a bica, a primeira vez que fui achei um lugar bakana e sossegado; Muito obrigado por elogiar o meu blog e que Deus Abençôe a sua vida.

    ResponderExcluir
  16. vc saberia indicar casas pra alugar ai em passé?

    ResponderExcluir
  17. oi gilmar, candeias tem muitos distrito bonitos temos, gente vamos aproveita essa natureza e nada de violencia em nossa cidade.

    ResponderExcluir
  18. Caboto é lindo, amo esse lugar, cresci lá! pena que com tanto potencial turístico, as autoridades locais só olhem para ele em épocas eleitorais. Têm o museu, tem as ruínas de um engenho que não foi terminado, e que hj se encontra abandonado, cheio de mato, tem a bica, um lugar paradisíaco. simplesmente perfeito, arquitetado por Deus. Por que passar o verão na praia de madre de deus, se podemos nos deliciar com a bica?

    ResponderExcluir
  19. Oi meu nome é Teresa Cristiane minha familia por parte do meu pai são ´todos dai, PASSOS não conheço o lugar mais pareçe ser lindo,Amei o Blog bjssssss.

    ResponderExcluir
  20. caboto é o paraiso

    ResponderExcluir
  21. Gilmar sou morador de caboto e fico muito contente por voce divulgar esse paraiso pro mundo...
    qualquer duvida é só entrar em contato.
    abração fik com DEUS

    ResponderExcluir
  22. Olá Gilmar...
    Moro em salvador e goataria de visitar Caboto no final de semana. publique instruções para chegar até o local.

    Um abraço,

    Fábio.

    ResponderExcluir
  23. Oi Amigo, depois do distrito de Passagem dos Teixeiras, vem o centro de recuperação que é em forma de navio, é a Fundação Dr. Jesus do sargento Isidório, após vem uma rotatória que vc vai pegar uma pista a esquerda nessa mesma rotatória, fica próximo a fábrica de ceramicas Moliza, vai achar assim a via matoim passando pelo rio Jacarecanga, segue em frente, é umas curvas meio complicadas, cuidado para não se perder, vai virando à direita que vc chega lá, ok? não esquece que após vem uma esquerda que dá acesso ao distrito de Caboto.

    ResponderExcluir
  24. Caboto eh uma maravilha!...

    ResponderExcluir
  25. sou do rio grande do norte e conhecie um
    rapaz dai de candeias,mais nunca mais tive
    noticias dele. ele se chama manoel ele é um rapaz
    branquiho e magrinho,o seu pai se chama ou cosme
    ou damião,eu não sei bem.há ele luta boxe,se voce
    soube quem é ele me de noticias por favor

    ResponderExcluir
  26. Gilmar tudo joia de onibus saindo de Salvador tem como chegar em caboto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim, claro; Tão somente vc pede para o cobrador do ônibus te deixar no bairro de Caroba e lá tem uma assembléia de Deus,onde tem um ponto que passa umas vãs ou kombis que te leva diretamente pra o distrito de Caboto.Mas atenção: o Bairro de Caroba fica bem antes de entrar na cidade de Candeias.

      Excluir
  27. olá Oliveira amei,através do programa mosaico,resolvi ver alocalizaçao de caboto no google,e li seus comentariosum abraço,Regina

    ResponderExcluir
  28. Oi Gilmar, estou procurando um lugar para passar o carnaval com a minha família, minha irmã me falou de Caboto, e me pediu pra pesquisar a respeito. Com tantas informações boas já quero viajar pra conhecer, kkk. Parabéns pelo blog. Queria saber deste Hotel Barão, mas nao achei informações a respeito. Tem como saber o telefone?

    ResponderExcluir
  29. Amigos, Gosto muito de Caboto, um lugar bom para se passear de barco e bastante sossegado. Concernente ao Hotel do Barão não tenho contato seria fácil de eu conseguir mas no momento estou em Porto de Galinhas - Pernambuco, já faz um ano e vou de vez em quando pra Candeias, mas podem ir que não é difícil achar vaga não. Boas festas pra vc e sua família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. caro amigo Gilmar, lhe conheço não sei se lembra de min sou Juvenal do centro de Candeias da rua 13 de Maio,comecei á curtir seu blog e estou gostando muito gostaria de informar aos seus leitores que temos em Candeias uma pousada muito boa a pousada senhor do Bonfim tel (71)3601-1562
      (71) 8760-0405 todos vão gostar, parabéns seu trabalho tá legal um forte abraço

      Excluir
  30. Olá,vi o distrito no programa Mosaico e gostaria de passar o carnaval lá,pesquisei muito e não encontrei nada,inclusive sobre o hotel que vc cita acima.Dá pra deixar um telefone,algum contato de lá.por favor?

    ResponderExcluir
  31. Gilmar, parabéns pela iniciativa, amo Caboto meu pai é nascido e criado lá, a minha infânica e dos meus irmãos foi em grande parte em caboto. Um lugar lindo porém mal tratado, houve tempo em que se dormia de portas abertas, todos se conheciam, não se tinha noticias de violência como hoje. Não havia água encanada, a água vinha das fontes que hoje em sua maioria não existe mais, porém apesar de tudo caboto continua um belo lugar, um lugar que vale a pena conhecer. Guardo boas recordações (pescarias, ferias, encontros com os parentes, passeios, etc) e sempre que posso levo alguem pra conhecer e as pessoas se apaixonam pelo lugar.
    Eu e minha família temos muitas histórias de Caboto,

    ResponderExcluir
  32. Que bom amigo, eu tb amo caboto, lugar super agradável.

    ResponderExcluir
  33. Oi Gilmar,

    Gostaria de parabenizá-lo pelo seu dedicado Blog.

    Vc poderia me ajudar? Estou indo trabalhar em Candeias, próximo a PRACA DOUTOR GUALBERTO DANTAS FONTES, preciso alugar um imóvel de 1 ou 2/4 com um preço acessível.

    Espero que possa me ajudar...

    ResponderExcluir
  34. Terra boa muito meu parceiro italo braga ta certo

    ResponderExcluir
  35. caboto é lindo de mais!!!!!

    ResponderExcluir
  36. A beleza de Caboto e de toda aquela região dispensa comentários. Porém, de tão lindo não podemos deixar de faze-lo.

    ResponderExcluir
  37. fiquei maravilada com o museu,gostaria muito de voltar lá com meus alunos,pois ele é parte muito viva da nossa ancestralidade, que nossos gestores tenham mais compromisso com nosso povo e com a preservação do nosso legado cultural

    ResponderExcluir
  38. ilha de maré fica de frente a caboto gente mas é muito mais bonita ilha de maré do que caboto tem nem comparação quem naum conhece passe a conhecer,,, pra chegar até lá basta vc pegar uma enbarcação em saõ tome de paripe ou em caboto mesmo ,, temos as localidades de: santana,botelho,praia grande,bananeiras,martelo,itamoabo,cakende querem entrar em contato comigo me liguem ou acesse meu email: 71 82346167 - edsondabahia2012@hotmail.com mto obrigado vcs vão amar o paraiso escondido.

    ResponderExcluir
  39. Realmente é bacana ilha de Maré, Caboto não é diferente, e além de Caboto ser um lugar agradável, é histórico e explorado por gente de todo o mundo.

    ResponderExcluir
  40. amanhã vou para caboto espero que seja tão bom quanto falão

    ResponderExcluir
  41. Visitei esse paraíso ainda criança... Até hoje não me esqueço das belezas maravilhosas que pude conhecer nesse museu. Me lembro perfeitamente dessa bica linda com a água fresca sobre a pele... Lembro também que a maré subiu de uma vez e carregou as nossas coisas que estavam na areia! rsrsrs
    Espero voltar em breve, agora nas férias de dezembro! SAUDADE!!!

    ResponderExcluir
  42. Que legal imagino que foram bons tempos, rsrs

    ResponderExcluir
  43. hoje eu fuila na bica egostei o lugar é´muito agradavel.

    ResponderExcluir
  44. A Cidade é em forma de subúrbio ou como muitos dizem: Morro. A Redondeza oferece uma área extensa de Manguezal e pouca parte de praia onde está a beleza do município, mas não são das melhores, porém existem ilhas próximas aos lugares muito boas como ilha dos Frades, ilha de Bom Jesus, Madre de Deus, ilha de Maré e outras podendo assim facilitar seu acessoe vc não perder a sua viagem, mas Caboto vale a pena vc visitar ou até mesmo Passe´ seu canal marítimo oferece belas paisagens e merece um belo passeio a barco.

    ResponderExcluir
  45. Gilmar tudo bem?eu gostaria de saber se ainda pode fazer ensaio lá,vi dizer que está proibido é confere?

    ResponderExcluir
  46. Rízia, eu to morando fora do estado esses tempos, não sei bem te responder, mas tem um amigo meu que sempre faz fotos lá, O Robson Nascimento, só se privou por esses dias, ainda não fiquei sabendo.

    ResponderExcluir
  47. Caboto é um lugar lindo. Conheci e me apaixonei até quando comecei a perceber a falta de educação de seus moradores. Alguns posso dizer que nem parecem saidas do mundo real ou que nunca ouviram falar em respeito ao próximo, amor ao próximo. Parecem ter se confundido no meio da beleza do lugar e acham que são os donos únicos do lugar e que ninguém tem direito a visita-la caso não tenha ali um amigo que a apresente. Não são amáveis nem hospitaleiros e assusta andar em suas poucas ruas. Qunado alguém se aproxima de você é para tentar lhe surrupiar alguma coisa. Fui algumas vezes e nuca mais apareci por lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso exatamente como você anônimo. Cheguei até a construir uma casa lá e amava o lugar, a naturexa exuberante mas quando comecei a conhecer o povo daquele lugar foi uma grande decepção. Nunca mais voltei!!! São interesseiros, não te cumprimentam, não te recebem bem quando vai a algum bar ou restaurante, e só te enxergam na hora de pedir e ainda achando que tem a obrigação de receber algo da gente. E não se contentam com pouco não, viu? Deus me livre daquilo ali. Claro, existem excessões, porém raríssimas.

      Excluir
  48. amigo, não é uma má impressão sua não? nunca percebi isso lá.

    ResponderExcluir
  49. Gilmar,
    Parabens, e obrigada por esse site maravilhoso!
    Meu pai nasceu em Caboto, por isso tenho uma afinidade muito grande com o lugar. Tambem visitei Caboto nos anos 70 e achei lindo. Gostaria de fazer uma sugestao: Que voce iniciasse uma pagina para pessoas que procuram parentes, ancestrais. Nao sei quase nada sobre meu avo paterno que se chamava Fenelon de Almeida Costa. Fica aqui minha sugestao.
    Obrigada! Cenira

    ResponderExcluir
  50. Gilmar,
    Parabéns , depois que eu vi a reportagem e vi seu blog me interessei, levei minha família para conhecer, sou de Feira de Santana, amei o lugar, olha tenho uma dica tem um hotel novinho em Candeias agora, e o Malibu, fiquei la um final de semana, adorei, tudo novinho, o pessoal muito bacana mesmo. voltarei outras vezes para Caboto e vou ficar la de novo. mas parabéns mesmo um abraço

    ResponderExcluir
  51. Sou de Natal e tenho familiares morando em Candeias e SSA, sou professor de História e fiquei muito satisfeito em encontrar informações históricas em seu blog, parabéns Gilmar.
    Agora tem algo que me deixou triste, há 25 anos vinha a Candeias e hoje percebo que a infra-estrutura é a mesma, a ponte de Nova Brasília por exemplo, já deveria ter sido duplicada. O orçamento de Candeias, creio dá pra mesma ser um modelo, mas a exemplo do que acontece com Guamaré, no Rio Grande do Norte, o dinheiro do petróleo está muito distante do velho slogan "o petróleo é nosso", tão bem entoado nos momentos que antecederam a criação da PETROBRAS, em 1953.

    ResponderExcluir
  52. pq o museu wanderley pinho é turistico

    ResponderExcluir